Erros e Acertos

Certamente vocês já viram aquela pessoa que no afã de querer ganhar muito dinheiro rapidamente investiu seus recursos conquistados com muito esforço, ao longo de anos de trabalho, num único investimento, preferencialmente na renda variável (rs…) e aí algum tempo depois…

Bem, não preciso nem dizer, né? Perdeu tudo!!!

Essa estratégia equivocada que muitos investidores de primeira viagem cometem é mais comum do que se imagina… Mas, por quê? Porque subestimam as oscilações do mercado financeiro, acreditando que vão ganhar muito dinheiro na Bolsa de Valores, só porque ouviram dizer que no ano passado o Índice Bovespa bateu mais de 115 mil pontos e com isso nesse ano o Índice Bovespa iria replicar a mesma trajetória de crescimento…

Só que veio um vírus lá da China só para bagunçar o coreto e pau na Bolsa… Um desastre total, pelo menos nas primeiras semanas do Coronavírus aqui no Brasil, vários circuit breakers foram acionados, e em alguns pregões, mais de um até e aquele céu de brigadeiro se transformou num tornado…

O importante é que toda crise, seja de que ordem for (econômica, profissional, sentimental, etc…) sempre traz ensinamentos os quais não podemos desprezar. E talvez, o grande ensinamento para os marinheiros de primeira viagem, no ramo de finanças pessoais, nessa crise do Coronavírus, diz respeito a “não colocar todos os ovos na mesma cesta”. Essa expressão é bastante conhecida, porém, muitos, na prática não conseguem agir desta forma, isto é, colocando seus investimentos em várias aplicações distintas, com níveis de risco diferentes.

Com isso, perdem muito dinheiro no mercado financeiro, por desconhecimento, medo e ganância…

Mas, como tudo na vida, tem os dois lados… O bom é que algumas pessoas aprendem com seus erros e a partir daí começam a tomar decisões na sua vida financeira, com muito mais prudência, conhecimento e adotando estratégias que até então desconheciam.

Bolsa de Valores não é cassino, como alguns pensam que é… Outro erro de muitas pessoas é analisar os papéis cotados na Bovespa só pela variação de sua cotação, esquecendo-se dos fundamentos daquela empresa, dentre eles o patrimônio líquido da mesma, endividamento e por aí vai…

Veja, Errar não é o problema!!! O problema é quais lições você irá tirar de seus erros, para não cometer os mesmos erros!!!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s